"Boi-de-piranha" é aquela cabeça de gado mais magra e mais frágil, posta à frente da manada para atravessar uma área banhada que contenha piranhas, atraindo-as para longe do resto do gado. Sempre que vejo manchetes muito repetidas na mídia, lembro dessa expressão. Vejo que a mídia anda atirando na nossa frente muitos bois que nós, como piranhas, devoramos ensandecidos.
Olhemos para Marco Feliciano. Sua postura indignante e duvidosa atrai nossa atenção com tamanho magnetismo que nossos olhos passam a perder a visão periférica. O atentado em Boston, em plena maratona, e a captura e morte dos terroristas (meninos ainda)... Posso lembrar de muitos episódios parecidos, e quase sempre algo acontece enquanto ninguém está olhando.
Quantos projetos de lei absurdos (geralmente beneficiando os poderosos no geral) foram votados enquanto um incêndio ocorria em uma boate, ou quando um pastor falava de famosos assassinados em Cristo, ou quando uma bomba explodiu em qualquer lugar do mundo?
Minha proposta neste texto curto é a seguinte: o boi magro é fácil de pegar, mas o gado mais gordo está mais longe da visão. A mídia delicia nosso sadismo com notícias esdrúxulas, mas fiquemos atentos para o que está acontecendo por trás do incêndio, do pastor ou da bomba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário